1º de Maio

Forró das Comadres é uma das atrações da Live Solidária do SMetal

Com um repertório escolhido especialmente para o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, as cantoras Fernanda Teka, Flor Maria e Vivi Moreno apresentam o melhor do forró na transmissão deste sábado, 1º de Maio

Divulgação
A Live Solidária começa às 10h e será transmitida pelo Facebook e Youtube do SMetal

Saudade, amor e fé. Essa é a mensagem que as cantoras do Forró das Comadres vão levar aos trabalhadores e trabalhadoras durante a Live Solidária deste sábado, 1º de Maio, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). O evento será transmitido pelo Facebook e pelo Youtube da entidade, a partir 10h.

Fernanda Teka, uma das integrantes da banda, contou um pouco à Imprensa SMetal sobre a formação que se apresentará no evento solidário em prol do Banco de Alimentos de Sorocaba.

Além dela, o pocket show terá a participação de Flor Maria e Vivi Moreno nos vocais, Richard Lefèvre na zabumba e Claudio Junior na sanfona. “Devido à pandemia, optamos por um show num formato reduzido, para que não estivéssemos todas no palco ao mesmo tempo, garantindo o máximo de segurança”, afirma.

O Forró das Comadres não é uma banda tradicional – com formação fixa -, mas sim a colaboração entre cantoras com o propósito apresentar um forró protagonizado por mulheres, em contraponto ao cenário musical majoritariamente composto por artistas homens. “Desde a criação efetiva do projeto, em 2016, diversas artistas sorocabanas já se apresentaram juntas, cada uma levando a sua linguagem e interpretação às músicas”.

Para o repertório da Live Solidária, Teka conta que as canções foram escolhidas com muito carinho, de forma natural. “Pensamos em um repertório que passasse uma mensagem pela música, com um pouco de como temos nos sentido nesses dias, como temos nos apoiado dentro de casa. São canções que falam de saudade, amor e fé, que tem nos segurado ultimamente”, afirma.

Volta ao palco do Saravá

Para a realização da Live Solidária, o reencontro do Forró das Comadres foi gravado durante esta semana, no Saravá Brasil Bar, parceiro do SMetal no evento, e seguiu todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos oficiais de saúde.

Vivi Moreno lembra que, como no grupo transitam várias cantoras, antes da pandemia, o encontro era sempre em cima do palco. “Para esse momento tivemos que nos readaptar, mas não deixamos de trazer a alegria que é fazer o Forró das Comadres e esperamos que essa energia chegue a todos que vão acompanhar a live”.

Ela conta que, apesar da saudade de como era antes, cabe aos artistas se reinventar. “Estamos muito felizes com essas oportunidades que aparece, porque é momento que a gente se reinventa como artista e passamos a entender o nosso lugar nesse novo espaço”, disse.

Fernanda Teka confessa que, ao subir novamente ao palco do Saravá Brasil, casa que sempre acolheu a banda, todas sentiram um gelo na barriga, uma sensação de quem não faz isso há muito tempo e, até mesmo, aquela dúvida: será que eu ainda sei fazer?

“Mas quando a gente sobe e canta a primeira palavra, vem um sentimento de que voltamos para a casa, uma reafirmação das nossas escolhas. É um mix de aconchego, esperança, além da alegria e entusiasmo de estar fazendo aquilo que a gente tanto gosta”, assegura.

A Live Solidária em prol do Banco de Alimentos começa às 10h e será transmitida pelo Facebook e pelo Youtube da entidade. Além do Forró das Comadres, terá a participação de outros artistas e lideranças de Sorocaba e região. Não perca!

1° de maio artista comadres flor forro live maria sindicato SMETAL solidária teka trabalhador trasmissão vivi moreno