Busca
Busca
Convenção Humana

FEM conquista cláusula que beneficia trabalhadores com deficiência

Parceria inédita com a ABEA facilitará inserção de trabalhadores/as com deficiência no mercado de trabalho

FEM/CUT
CUT

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, cerca de 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Apesar de a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência ter 25 anos, a inclusão desses trabalhadores/as não é completa. “Nas empresas que estão na base territorial da FEM-CUT/SP, por exemplo, nenhum grupo de negociação cumpre a cota”, explica Adilson Faustino, o Carpinha, Secretário Geral da FEM-CUT/SP.

Essa situação motivou a FEM-CUT/SP, através da Secretaria de Políticas Sociais, a encontrar uma solução para auxiliar a inserção dos trabalhadores/as com deficiência no mercado de trabalho. “Através da ABEA conhecemos a metodologia do Emprego Apoiado e como isso poderia contribuir na inserção dos trabalhadores/as com deficiência no mercado de trabalho”, explica Edvaldo Moura, o Pula Pula, Secretário de Políticas Sociais da FEM-CUT/SP.

Carpinha lembra que em 2016 a Campanha Salarial foi atípica e ainda assim foi possível garantir avanços: “Estamos um período delicado, cheio de crises políticas, econômicas, além de uma instabilidade institucional. Nos colocamos para impedir qualquer tipo de retrocesso e ainda foi possível avançar”.

Carpinha, Secretário Geral FEM-CUT/SP

Uma das conquistas da Campanha Salarial 2016 – Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos, foi justamente a inserção de uma clausula na Convenção Coletiva de Trabalho do Grupo 2 e Fundição que recomenda o cumprimento de cota através do Emprego Apoiado. Um sistema que reúne trabalhadores/as com deficiência, suas habilidades e os auxilia na inserção no mercado de trabalho.

Seminário Internacional

A FEM-CUT/SP, através de um convite feito pela ABEA – Associação Brasileira de Emprego Apoiado – participa durante essa semana do seminário “As políticas de emprego para os trabalhadores / as com deficiência em Espanha e no Brasil: Fórmulas de inserção no mercado de trabalho regular com especial atenção ao Emprego Apoiado (ACE)”. O Objetivo do seminário é trocar experiências entre as entidades participantes e também avançar no conhecimento de métodos de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

tags
beneficia convenção cut deficiencia federação fem humana sindicato dos metalurgcos trabalhadores
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0