Na manhã dessa terça-feira, dia 22, às 10h50, uma explosão ocorreu no setor da Aciaria da Gerdau, que produz laminados de aço e emprega 2.200 trabalhadores em Pindamonhangaba. Um trabalhador teve ferimentos leves e passa bem.
Um dos fornos explodiu quando seria iniciado o processo de fusão do aço. O acidente de grandes proporções e de alto risco chegou a arrancar parte do telhado da área. O tremor fez com que o operador de ponte rolante caísse no interior da cabine onde estava. Ele ficou visivelmente abalado com o ocorrido e chegou a sofrer ferimentos no ombro, mas nada grave. Segundo relatos, o estrondo pode ser ouvido até fora da fábrica.
Até o momento, o setor de Aciaria, onde trabalham 200 funcionários, está interditado.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda acompanhou todos os procedimentos logo após o ocorrido e acionou o Ministério do Trabalho para fazer uma vistoria na empresa.
A falta de condições de segurança na Gerdau é reclamada pelo sindicato há meses. O número de trabalhadores está extremamente reduzido e a pressão psicológica por parte da chefia para que os funcionários acelerem a produção tem afetado o desempenho dos operários no ambiente de trabalho.
A direção do sindicato aguarda parecer técnico sobre o ocorrido tanto da empresa quanto dos peritos do Ministério do Trabalho.