Os 20 estudantes secundaristas que ocupam a Diretoria Regional de Ensino em Sorocaba contra a reestruturação do ensino no Estado de São Paulo devem sair da unidade ainda nesta segunda-feira, dia 7. Os alunos da rede estadual ocupam o prédio desde o dia 2 de dezembro.
A instituição será desocupada após anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre o adiamento da reestruturação escolar, que ocorreu na sexta-feira, dia 4, e foi oficializado no Diário Oficial de sábado, 5.
Durante o anúncio, o governador afirmou que “decidimos adiar a reorganização e rediscuti-la escola por escola, com a comunidade, com os estudantes e, em especial, com os pais dos alunos. Acreditamos nos benefícios da reorganização, 2016 será um ano de aprofundarmos os diálogos”.
De acordo com integrante da União Sorocabana dos Estudantes Secundaristas de Sorocaba (Uses), Vinicius Viana, os estudantes desocuparão o prédio, mas a pressão continua para que o diálogo seja realmente estabelecido. “O que a gente queria a gente conseguiu, que era adiar a reestruturação, agora vamos cobrar o diálogo que foi garantido pelo Geraldo Alckmin”, explica.