Um edital publicado nesta edição da Folha Metalúrgica e no jornal Cruzeiro do Sul de terça-feira, dia 14, dá início ao calendário das eleições sindicais metalúrgicas de 2014. O primeiro compromisso do calendário é a indicação das empresas onde haverá eleições de Comitês Sindicais de Empresa (CSEs) no primeiro turno das eleições. O prazo para indicações vai até dia 22. A direção atual poderá fazer suas indicações, bem como os demais associados da entidade (clique aqui para ler o edital).
No dia 24 de janeiro, às 18h, na sede do Sindicato em Sorocaba, haverá uma assembleia geral para analisar e votar as indicações de locais de eleição para o primeiro turno. A mesma assembleia, da qual somente metalúrgicos sindicalizados podem participar, vai definir também as datas de votação em primeiro e segundo turnos; quem serão os membros da comissão eleitoral e quais serão as normas do regimento eleitoral.
Eleição em dois turnos
As eleições metalúrgicas em Sorocaba acontecem em dois turnos. No primeiro turno são eleitos os membros de Comitês Sindicais de Empresa (CSEs) pelos trabalhadores das fábricas aprovadas em assembleia. No segundo turno, todos os associados da região elegem os membros da Direção Executiva, do Conselho da Direção e do Conselho Fiscal. O mandato da diretoria é de três anos.
No último dia 14, a Diretoria Plena do Sindicato, que reúne todos os CSEs, a direção executiva e os conselhos, reuniram-se para debater as normas do processo eleitoral.
“A transparência das eleições é um princípio básico de conduta do nosso Sindicato há 30 anos, desde que se filiou à CUT. Incentivamos a participação dos metalúrgicos e promovemos o debate para fortalecer ainda mais nossa categoria profissional”, afirma o presidente do Sindicato, Ademilson Terto da Silva.