Com 73,66% de participação na assembleia online, os trabalhadores da Eberspächer aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2021. A proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região recebeu 109 votos favoráveis, o que representa 79,56% do total de votantes.
Outros 24 (17,52%) trabalhadores foram contrários ao acordo e 4 (2,92%) preferiam a abstenção. A assembleia ficou disponível no Portal SMetal entre às 15h de quarta-feira, 17, e às 15h de quinta-feira, 18.
Pela proposta aprovada, os trabalhadores recebem a primeira parcela do PPR em agosto de 2021. Já o segundo pagamento fica para abril de 2022 e está atrelado ao cumprimento das metas.
Para o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), que negocia a empresa, o acordo celebrado é uma conquista para os trabalhadores. “Temos repetido bastante que são tempos difíceis. Com o agravamento da crise da Covid-19, a economia sofre e, consequentemente, isso reflete na vida da classe trabalhadora. Por isso, estamos intensificando as negociações para garantir que os metalúrgicos recebam o benefício”.
Ele também ressalta que o PPR dos metalúrgicos faz diferença na economia local e regional. “Trata-se de valores que aquecem o mercado e ajudam a manter o emprego e a renda de muita gente além da nossa categoria”.
Votação eletrônica
A assembleia da Eberspächer aconteceu de forma remota, através de uma plataforma exclusiva criada pelo SMetal e a Pandora Soluções. O modelo foi adotado diante da pandemia da Covid-19, que impede aglomerações.
Com a votação à distância, os trabalhadores ficam seguros ao mesmo tempo que exercem o direito democrático de participar das decisões.