Propinoduto

CUT/SP convoca militância para ato que denuncia corrupção de governos tucanos no transporte público

Fora dos trilhos, governo PSDB paulista precisará dar respostas à população paulistana

CUT/SP
Divulgação/Metrô

A mobilização que ocorrerá na próxima quarta-feira (14), será contra a máfia do transporte público em São Paulo

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo convoca sindicatos, trabalhadores/as e toda a sua militância para a mobilização que ocorrerá na próxima quarta-feira (14), contra a máfia do transporte público em São Paulo.

A manifestação cobrará resposta do governo do PSDB sobre denúncias de formação de um cartel pelas empresas Siemens, Alstom, CAF, Bombardier, TTrans e Mitsui que, em troca de apoio nas licitações de obras do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), teriam desviado recursos públicos e pago propina a políticos tucanos do PSDB em São Paulo.

O fato é antigo, mas o tema voltou a ter destaque na última semana na grande imprensa, a partir das denúncias feitas pela multinacional alemã Siemens, em acordo realizado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que, como compensação, dará à empresa imunidade criminal e civil.

O apoio oferecido pelo Governo de São Paulo à Siemens e às demais empresas data de 1998, época da gestão Mário Covas (PSDB). A corrupção continuou pelas administrações de José Serra e Geraldo Alckmin, sem que nenhuma providência fosse tomada para resolver as denúncias de roubo do dinheiro público.

Com aval do PSDB, duas das empresas, Siemens e Alstom, ganharam até 2008 R$ 12,6 bilhões em contratos com o governo paulista. A participação de 18 empresas nesse esquema se reverteu num superfaturamento estimado em R$ 577 milhões

A Central dá total apoio às investigações realizadas pelo Cade e exige a apuração dos 15 processos existentes no Ministério Público. A CUT/SP reivindica também a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para apurar o caso e dar visibilidade às denúncias de fraudes nessas licitações.

As últimas mobilizações realizadas pelo povo paulistano em junho e julho deste ano demonstram a insatisfação da população contra a corrupção e o governo tucano (PSDB) precisará responder às acusações.

tags
14 de agosto de 2013 cut denuncias geraldo alckimin jose serra licitaçao Manifestação metro metro paulistano propinotduto PSDB smetal comunicaçao
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0