Comunicação

CUT faz coleta de assinaturas por uma lei de mídia democrática

Teve inicio nesta sexta, 14, a coleta de assinaturas para projeto de lei de iniciativa popular que visa promover a cultura, a pluralidade e diversidade de ideias, através da democratização da mídia

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
O projeto também inclui a criação de limites de tempo para publicidade em concessões públicas de mídia

O projeto também inclui a criação de limites de tempo para publicidade em concessões públicas de mídia

A subsede regional da CUT, juntamente com os sindicatos filiados à central na região e o Partido dos Trabalhadores deram início nesta sexta-feira, dia 14, em Sorocaba, à campanha de coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular que pretende democratizar a comunicação no Brasil. O primeiro ato foi realizado durante a manhã, na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Em três horas de coleta, a campanha recebeu 519 assinaturas de apoio à iniciativa. “A população recebeu muito bem a campanha e tem apoiado a iniciativa, pois parte da sociedade já entende que termos o direito de ter mais pluralidade e diversidade na mídia brasileira”, afirmou Márcia Regina Gonçalves Viana, secretária de comunicação da CUT na região de Sorocaba e presidente do Sindicato dos Trabalhadores no vestuário.

O objetivo da campanha nacional, que tem apoio de dezenas de entidades de classe e movimentos sociais, é recolher 1,3 milhão de assinaturas para que o projeto seja protocolado na Câmara Federal. “Mais do que recolher assinaturas, esse ato tem a importância de dar visibilidade ao tema para que, então, a sociedade participe do debate”, acrescenta Márcia. “Acreditamos que a coleta vai aumentar muito mais a hora em que levarmos os formulários para as sedes dos sindicatos e, principalmente, aos trabalhadores nos seus locais de trabalho”, complementa.

De acordo com Márcia, a meta é coletar 25 mil assinaturas na região da subsede da CUT de Sorocaba.

Pluralidade e diversidade

Entre as propostas do projeto de lei estão a regulamentação da Constituição para promover a cultura, a pluralidade e a diversidade de ideias e a garantia de produção de conteúdos regionais com profissionais locais.
O projeto também inclui a criação de limites de tempo para publicidade em concessões públicas de mídia; o aumento de canais públicos de comunicação e o combate ao monopólio no setor.

Um novo ato para coletas de assinaturas para o projeto está marcado para a próxima sexta-feira, dia 21, novamente na praça Coronel Fernando Prestes.

Coleta de assinaturas, na praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba, para projeto de lei de iniciativa popular que pretende democratizar mídia (Foto: Foguinho/ Imprensa SMetal)

Em três horas de coleta, a campanha recebeu 519 assinaturas de apoio à iniciativa (Foto: Foguinho/ Imprensa SMetal)

tags
assinaturas coleta de assinaturas Comunicação cut democratizaçao de midias lei lei de midia midia democratica pluralidade praça coronel fernando prestes projeto Projeto de Lei Sorocaba
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0