Cursinho popular Podemos+, realizado pelo Levante Popular da Juventude de Sorocaba e pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), finaliza neste sábado, 21, o cronograma de aulas preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Com aproximadamente 40 pessoas de vários bairros de Sorocaba e também de algumas cidades da região, como Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra, os participantes tiveram aulas de redação, história, geografia, biologia, química. A última aula, neste sábado, será matemática.
De acordo com uma das coordenadoras do Cursinho, Gabriela Guedes, durante as aulas (das 9h às 16h30) também ocorreram oficinas (espaços para debate e ação) sobre o acesso à universidade e o seu papel no mundo de hoje; sobre o movimento Levante; além de reflexões sobre educação e cultura.
Um dos estudantes do cursinho gratuito é Mateus Vitor Silva dos Santos (Tolão), 19 anos. Ele prestará o vestibular para geografia, no campus Sorocaba da UFSCar. “Eu cuido da minha irmã e consigo estudar três horas por dia”, afirma. Para ele, o maior desafio é a disciplina de biologia e encontra mais facilidade nas matérias da área de humanas.
Provas
O Enem avalia o desempenho do estudante e ajuda em programas como Prouni, Pronatec, FIES e Sisu. São quatro provas objetivas, sendo que cada uma tem 45 questões e uma redação.
Neste ano, as provas serão em dois domingos consecutivos, a redação será no primeiro dia. As inscrições para o Enem foram abertas em maio. Nesta sexta-feira, 20, será divulgado o cartão de confirmação da inscrição.
No dia 5 de novembro, haverá provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias. No dia 12, serão ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
A divulgação do gabarito será feita no dia 16.