Ação Social

Crianças e adolescentes indígenas recebem doação de material escolar

Ação foi realizada pela CUFA Sorocaba em parceria com SMetal e Anglo e beneficiou cerca de 50 indígenas estavam sem frequentar as aulas por falta de material escolar; aldeia fica localizada em Tapiraí

Cerca de 50 crianças e adolescentes indígenas da Aldeia Guarani Gwyra Pepo receberam doação de material escolar da Central Única das Favelas – CUFA Sorocaba e do Anglo Sorocaba. As doações foram entregues com apoio logístico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

De acordo com Drika Martim, presidenta da CUFA Sorocaba, a entidade recebeu o pedido de ajuda da liderança da aldeia, Kerexu (Laura), esclarecendo que as crianças não estavam frequentando as aulas por falta de material escolar.

“Numa medida emergencial, buscamos o nosso parceiro Anglo Sorocaba, que prontamente se mobilizou para atender esses alunos indígenas. Só temos a agradecer a direção do Anglo e também do SMetal, que proporcionaram essa ação de solidariedade, garantindo acesso que essas crianças e adolescentes tenham o acesso à educação assegurados”, diz ela.

Os pequenos indígenas receberam material escolar e mochilas, além de alimentos, leite, produtos de higiene pessoal, roupas, sapatos e fraldas.

Leandro Soares, presidente do SMetal, enfatizou a importância da ação. “Nosso compromisso enquanto Sindicato Cidadão é trabalhar para além dos direitos dos metalúrgicos, contribuindo com a sociedade em vários aspectos. Hoje, pudemos contribuir para levar dignidade e esperança para essas crianças e adolescentes. Em nome do SMetal, parabenizo e agradeço aos parceiros por essa ação”.

Os indígenas vivem numa área de 480 hectares na Serra de Paranapiacaba, desde o ano de 2018, depois que a construção do Rodoanel invadiu parte do Pico do Jaraguá, terra indígena Tekoa Pyau, em São Paulo.

Mais ação social

Na semana passada, o Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) e a Central Única das Favelas (CUFA/Sorocaba) uniram forças para levar cestas com alimentos e produtos de limpeza aos integrantes da reserva. O Banco de Alimentos entregou pães e alimentos diversos, que são doados diariamente pelos supermercados parceiros (Coop, Tauste e Carrefour), além de berinjela dos permissionários da Ceagesp e sucos doado pelo parceiro Brassuco. Já a Cufa Sorocaba, doou cestas básicas e produtos de higiene pessoal, como absorventes, cremes e roupas.

Como ajudar

Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo whatsapp (15) 97400 0206. O PIX para doações em dinheiro é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.

As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.

Ação social aldeia tapirai anglo sorocaba cufa sorocaba Metalúrgicos Metalúrgicos Sorocaba SMETAL Sorocaba