Há pouco mais de dois meses para a data-base da categoria metalúrgica, os dados de maio divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta quinta-feira, 21, demonstram um sinal, muito sutil, de retomada na criação de empregos.
Na base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que engloba 14 cidades, incluindo Sorocaba, foram abertos 94 postos de trabalho com carteira assinada. Ao todo, 757 trabalhadores foram admitidos, enquanto 663 foram desligados.
De acordo com o economista da subseção do Dieese do SMetal, Fernando Lima – que compilou esses dados – de janeiro até maio, houve abertura de 458 postos de trabalho, no total. “Essas vagas foram criadas pela fabricante de automóveis (Toyota), autopeças e fabricante de periféricos de informática”, afirma.
Dos 757 admitidos, 629 foram homens e 128 foram mulheres. Por outro lado, 569 homens e 97 mulheres foram demitidos.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, ressalta que a categoria precisa estar atenta aos números da economia para que se possa atuar com persistência durante a Campanha Salarial deste ano. “Apesar do ritmo lento na criação de novos postos de trabalho, percebemos nos últimos meses um aumento no ritmo de trabalho daqueles que já estavam empregados. Por isso, nossa missão é a de ‘lembrar’ os patrões que a Campanha Salarial está chegando e que queremos direitos e reajuste com aumento real”.
Leandro destaca a importância da categoria metalúrgica para a sociedade como um todo, incluindo para a economia local. Atualmente, a base do SMetal conta com 36.310 metalúrgicos.