Reciclagem

Coreso transfere núcleo de triagem da Itavuvu para o bairro Vitória Régia

Os catadores da Coreso iniciaram na quinta-feira, dia 22, a mudança do galpão da avenida Itavuvu para o barracão instalado no bairro Vitória Régia, reformado pela Prefeitura de Sorocaba

Imprensa SMetal
Assis Cavalcante/Secom

A obra no galpão do Vitória Régia foi concluída na última quarta-feira, dia 21, e custou o total de R$ 30 mi

Os catadores da Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba (Coreso) iniciaram na quinta-feira, dia 22, a mudança do galpão da avenida Itavuvu para o barracão instalado no bairro Vitória Régia, reformado pela Prefeitura de Sorocaba. Segundo a presidente da entidade, Patrícia de Sene, o antigo galpão deverá ser devolvido à Prefeitura na segunda-feira, dia 26.

A transferência de local do núcleo de triagem foi definida em acordo entre a entidade e o secretário de serviços públicos, Oduvaldo Denadai, no dia 12 de agosto.

A decisão ocorreu após a tentativa da Prefeitura de Sorocaba de despejar os catadores do galpão da Itavuvu, alegando contenção de despesas. Para evitar o despejo, os trabalhadores Coreso ocuparam a antessala do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) no dia 7 de agosto, por quatro horas, até executivo aceitar negociar outra solução.

Na reunião realizada no dia 12, o secretário se comprometeu a reformar o galpão do Vitória Régia, que pegou fogo em janeiro de 2015, em 30 dias.

A obra, concluída na última quarta-feira, dia 21, teve o custo total de R$ 30 mil. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, foi realizada a substituição do telhado, alambrado e renovação das partes hidráulicas e elétricas.

A presidente da Coreso afirmou que a reforma do galpão do Vitória Régia cumpre o que foi acordado com o secretário de obra. “Já estamos fazendo a mudança e acreditamos que até segunda-feira a gente já entregue o galpão da Itavuvu para a Prefeitura”, disse.

A Coreso mantém 27 catadores naquele núcleo, de um total de 80 cooperados no município. Eles retiram das ruas cerca de 150 toneladas de materiais recicláveis por mês.

Caminhão

Em contrapartida à reforma do galpão, Patrícia explicou que a Prefeitura retirou um dos três caminhões prestadores de serviço da cooperativa, que eram cedidos pelo executivo.

“No dia do acordo com a Prefeitura, eles negociaram que, com a reforma do galpão, por questão de gastos, ela iria recolher um dos caminhões em 15 dias, e recolheu”, comentou.

tags
catador coreso meio ambiente patricia sene reciclagem Sorocaba triagem vitória régia
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0