As obras para construção do futuro Hospital Regional de Sorocaba estão previstas para começar em 2015, com previsão de conclusão até 2018, já que o prazo para a entrega é de 36 meses, segundo informou ontem a Secretaria de Estado da Saúde. Há um mês, durante a solenidade de assinatura do contrato de Parceria Pública Privada (PPP) para a instalação dessa unidade hospitalar, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia anunciado que o término da obra ocorreria até 2017.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde “toda a estrutura da unidade será ativada gradualmente, conforme cronograma de implantação, comum a qualquer hospital novo.”
Foi publicado ontem, no Diário Oficial do Estado, o decreto de número 60.827, assinado pelo governador Geraldo Alckimin, autorizando o Estado a receber, por meio de doação da Prefeitura de Sorocaba, a área de 37,4 mil metros quadrados, onde o hospital será construído. O terreno fica ao lado da futura Arena Multiuso, no quilômetro 106 da rodovia Raposo Tavares (SP-260), na margem da pista com sentindo de direção para a capital.
Segundo informações da Secretaria da Saúde, na sequência da publicação do decreto são necessários os trâmites cartorários para o registro do imóvel em nome do Estado, para que depois se iniciem as obras.
Pela PPP, segundo divulga a Secretaria de Estado da Saúde, será feito o planejamento arquitetônico e funcional, a construção, compra, e instalação completa, manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos hospitalares, a instalação e manutenção de recursos de tecnologia de comunicação e informática, bem como a gestão dos serviços não clínicos, denominados “bata cinza” do novo hospital. A unidade permanecerá totalmente integrada ao Sistema Público de Saúde (SUS) e subordinada à Secretaria de Estado da Saúde. A oferta vencedora foi do consórcio Construcap e da Organização Social de Saúde (OS) SPDM (Escola Paulista de Medicina).
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde serão investidos R$ 248,4 milhões no futuro Hospital Regional de Sorocaba. A unidade contará com 250 leitos, sendo 96 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez salas cirúrgicas. A estrutura será referência para atendimentos de média e alta complexidade para todos os sorocabanos e moradores da região.