Palavra da Diretoria

Comunicação cidadã

A cobertura da Imprensa SMetal foi imparcial e ágil, provando que os metalúrgicos tanto sabem utilizar a comunicação para expressar opiniões quanto para prestar serviços noticiosos isentos

Imprensa SMetal

Vinte anos atrás, em 1992, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região liderada por Carlos Roberto de Gáspari lançava uma forma inovadora de se fazer sindicalismo no Brasil: o Sindicato Cidadão.

A diretoria presidida por Gáspari tomou posse em setembro de 1992. Em outubro, portanto, ela dava os primeiros passos para implantar esse novo modelo sindical, prometido durante a campanha eleitoral que levou a Chapa 1 à vitória.

O objetivo dessa forma de atuação era conciliar a luta por mais e melhores direitos aos trabalhadores nas fábricas com a participação do Sindicato – e da categoria metalúrgica – nos debates e projetos sociais voltados para a educação, saúde, habitação, cultura, entre outros.

Afinal, o metalúrgico precisa não somente de bons salários e condições de trabalho, ele precisa também de qualidade de vida na cidade e no bairro onde mora. O Sindicato, como representante desse segmento social, teria que assumir esse papel mais proativo em nome dos trabalhadores, inclusive estimulando a participação popular nos rumos políticos da sociedade.

Dois anos depois de lançado em Sorocaba, o conceito de Sindicato Cidadão tornou-se tese e foi aprovado pelo Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), como orientação a ser seguida pelos sindicatos filiados à central.

Os metalúrgicos da região de Sorocaba com mais tempo de serviço e de militância sindical certamente se lembram dos impactos positivos dessa época de transformações. As diretorias que vieram depois de 1992 deram continuidade ao Sindicato Cidadão e buscaram inclusive aprimorá-lo. Foi assim sob a presidência de Izídio de Brito e está sendo assim na presidência de Ademilson Terto.

Hoje, os metalúrgicos contam com vereadores em duas cidades da região, Sorocaba e Piedade, e lançam projetos de lei importantes, como o Hospital Público Municipal de Sorocaba, participam de conselhos municipais de desenvolvimento, fazem parcerias em projetos habitacionais, estimulam a cultura e o esporte, entre outras iniciativas cidadãs.

Nestas eleições municipais, o Sindicato dos Metalúrgicos avançou também em termos de comunicação social, colocando equipes nas ruas para, em parceria com rádios de Sorocaba, levar informações em tempo real para os eleitores. Além das rádios, as notícias foram veiculadas também no site www.smetal.org.br e em redes sociais como o Facebook.

A cobertura da Imprensa SMetal foi imparcial e ágil, provando que os metalúrgicos tanto sabem utilizar a comunicação para expressar opiniões quanto para prestar serviços noticiosos isentos. Ambos, a liberdade de expressão e a ampliação das opções de mídia informativa, são partes integrantes do projeto original do Sindicato Cidadão.

tags
Comunicação Cidadãa Folha Metalúrgica Palavra da Diretoria Sindicato Cidadão
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0