Na tarde desta quinta-feira (1?0?), vereadores que compõem a Comissão Especial que debate a criação as Universidade Federal de Sorocaba realizaram a segunda reunião do grupo.
Na ocasião,? discutiram a?? linha de trabalho, que se iniciar?á? em agosto ?por meio de conversas sobre a possibilidade de criação junto de políticos, órgãos, instituições e sociedade em geral.
?Participaram do encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal e contou com a participação de funcionários e estudantes do campus em Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, o presidente da Comissão Izídio de Brito (PT), o relator pastor Luis Santos (Pros), e os vereadores membros Anselmo Neto (PP) e Neusa Maldonado (PSDB). ?
Integram? ainda? a comissão os vereadores Claudio do Sorocaba 1 (PR), presidente do legislativo, e Waldecir Morelly (PRP), ausentes na discussão, e Hélio Godoy, que enviou assessor representante. O petista Carlos Leite também acompanhou parte da reunião.
A discussão
?
?O ex-reitor da Universidade de Sorocaba, Aldo Vannucchi participou do início da reunião e manifestou-se favorável a criação da Universidade Federal de Sorocaba. “Peço que não vejam como um rompimento com a UFSCar, mas sim a criação de uma universidade sorocabana a partir dela”, afirmou.
?Os professores da UFSCar presentes ressaltaram que o processo pode levar anos, mas consideram que é necessário iniciar o debate. Alunos que fazem parte do Diretório Central de Estudantes (DCE) da universidade levantaram algumas dúvidas, apresentarem uma nota com o posicionamento do grupo e afirmaram que continuarão a acompanhar o trabalho da Comissão.
?Uma lista com mais de vinte pessoas e instituições a serem consultadas sobre a criação da UFSor pela Comissão foi apresentada pelos vereadores. O primeiro a ser procurado deverá ser o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Outros nomes foram propostos pelos alunos e professores presentes, que também serão procurados pelos parlamentares.
A Comissão
Izídio de Brito ressaltou na reunião que o campus da UFSCar está em Sorocaba desde 2006, e que o Plano Diretor da universidade já previa que no local viria a funcionar a futura Universidade Federal de Sorocaba, o que até agora não aconteceu.
?
“?O? que queremos é proporcionar o debate junto da sociedade para a viabilização ou não da criação da nossa universidade, cumprindo com nosso papel”, afirmou o presidente.