Os sorocabanos que queiram tirar o título de eleitor, pedir transferência de domicílio ou revisão do documento têm até o dia 9 de maio para procurar um dos seis cartórios eleitorais e requisitar o serviço, que é gratuito.
Os cartórios eleitorais funcionam no prédio do antigo fórum do Mangal, em à frente da Praça da Maçonaria, no bairro Mangal. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 12h às 18h.
Atualmente os cartórios atendem aproximadamente 200 pessoas por dia, “mas com certeza esse número deve aumentar significativamente nos próximos meses”, prevê o chefe substituo de cartório Emerson José Oliveira Rocha.
Documentos
Para tirar o documento, o cidadão deve ter no mínimo 16 anos ou completar esta idade até o dia 7 de outubro, data da votação em primeiro turno. Ele ainda deve apresentar carteira de identidade ou carteira de trabalho e comprovante de residência.
Para transferência de cidade ou revisão (mudança do local de votação dentro do município ou acréscimo do nome de casado) exige-se os mesmos documentos.
Tirar o título é rápido e fica pronto em alguns minutos.
Multas
Se o eleitor deixou de votar, pagará R$ 3,51 de multas por cada ausência. Esse também é o valor da multa para quem tirar o título atrasado, com 19 anos de idade ou mais.
Garoto de 17 anos que fazer valer seus direitos
O estudante Breno Perez Dias, 17 anos, não quer perder a oportunidade de dar sua opinião, pelas urnas, nas próximas eleições de outubro. Na última terça, dia 7, depois de se informar pela internet, o rapaz saiu direto da escola para o cartório eleitoral para tirar seu título.
Com o novo documento nas mãos, ele diz que ainda não sabe em quem vai votar, “só sei que sou um pouco esquerdista”.
O título de eleitor para jovens de 16 a 18 anos é facultativo, “mas eu optei por votar. Acho importante você assumir suas responsabilidades de cidadão. E creio que o quanto antes é melhor”, comenta.
“Esse garoto está de parabéns. Os jovens devem, sim, estar atentos e viver a política, afinal, ela faz parte da vida de todos nós”, observa Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.
Serviço vale estágio para universitário e 2 dias de folga para trabalhadores
Os estudantes universitários que queiram trabalhar como mesário nas próximas eleições de outubro poderão computar o serviço como estágio. Para isso, o aluno deverá saber se a sua escola já firmou convênio com a Justiça Eleitoral.
“Nós da [zona eleitoral] 137 já firmamos convênio com a Faculdade de Direito de Sorocaba, Uniesp e Esamc”, diz o chefe de cartório Emerson Jose Oliveira Machado.
O serviço de mesário no dia da eleição ou o atendimento a qualquer outra convocação de trabalho da Justiça Eleitoral também garante dois dias de folga para cada dia trabalhado para a Justiça.
“Todos os trabalhadores, do setor público ou do privado, têm direito ao descanso”, explica Machado.
Para as próximas eleições a Justiça deverá convocar aproximadamente 6 mil mesários, que serão distribuídos por 136 locais de votação em todo o município de Sorocaba.
Mais de 400 mil estão aptos a votar
Na terça, dia 7, estavam aptos a votar nas eleições municipais de 2012 em Sorocaba 413.925 eleitores, segundo números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Este número, porém, deve crescer consideravelmente, se levar em consideração as 200 pessoas que procuram os cartórios eleitorais da cidade para tirar novos títulos ou efetuar transferências todos os dias.
Nas eleições passadas, em 2010, Sorocaba contava com 407.075 eleitores aptos a votar.
Convocação do voto digital não é para Sorocaba
O voto biométrico [digital] não será implantado em Sorocaba nas eleições de 2012. A convocação [na televisão] feita pelo ministro Ricardo Lewandowski, portanto, não é para os eleitores do município.
“Tem gente vindo aqui [no cartório], mas aquela campanha é para Jundiaí. Sorocaba vai continuar votando como antes”, explica Emerson Machado.
O Brasil tem um dos melhores sistemas de votação no mundo e prevê a implantação do voto digital até 2018.