Os voluntários da campanha pela construção do Hospital Municipal de Sorocaba vão percorrer as ruas do parque Vitória Régia, zona norte da cidade, na manhã deste sábado, dia 24, para pedir a assinatura de moradores em prol do novo serviço de saúde.
O objetivo da campanha, coordenada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, é reunir 25 mil assinaturas de eleitores de Sorocaba para formular um projeto de lei de iniciativa popular. Esse projeto deverá ser votado pelos vereadores e encaminhado ao prefeito. Caso aprovado, a construção do hospital poderá fazer parte do Orçamento do Município para 2013.
A concentração de voluntários no parque Vitória Régia será às 9h, em frente à Igreja Santa Maria dos Anjos. Os cerca de 20 voluntários estarão identificados com um colete com a marca “Hospital Municipal de Sorocaba – Urgente”.
Os voluntários não estão autorizados a receber nenhuma doação material, nem dinheiro nem produtos, em nome da campanha. O único pedido é por adesão, gratuita, a um abaixo-assinado em prol do hospital. A coleta no Vitória Régia vai até às 14h30.
Para aderir ao documento é necessário ser eleitor de Sorocaba e saber o número do título eleitoral.
Balanço da campanha
Em três semanas de campanha pró-hospital, já foram coletadas 7.500 assinaturas; ou 30% do total da meta de arrecadação, que é de 25 mil assinaturas.
Para formular o projeto de lei de iniciativa popular é necessário obter o apoio de 5% do eleitorado; ou 20.600 assinaturas dos 412 mil eleitores de Sorocaba, conforme estimativa deste mês. “Mas como a campanha está em vários locais da cidade e pode haver equívocos no preenchimento da lista, nosso objetivo é coletar 25 mil assinaturas, para termos uma boa margem de segurança para o projeto”, afirma Adilson Faustino, sindicalista metalúrgico e um dos coordenadores da iniciativa.
O porquê do hospital
Atualmente já existe uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevendo a construção do hospital. Mas o prefeito Vitor Lippi (PSDB) já disse publicamente que não pretende efetuar a obra. A emenda do hospital foi apresentada pelo vereador de oposição Izídio de Brito (PT).
Diante da negativa do prefeito, entidades da sociedade civil decidiram organizar a coleta de assinaturas para pressionar o poder público e tentar garantir a implantação do hospital exclusivo para os sorocabanos, com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os coordenadores da campanha pelo hospital municipal afirmam não serem contra o novo hospital regional prometido pelo governo do estado e pelo prefeito, no final do ano passado, para atender aos sorocabanos. Mas consideram fundamental a cidade de Sorocaba, com 600 mil habitantes, contar também com um hospital próprio, municipal, para atender aos moradores locais.