Saúde

Câmara de Sorocaba abre CPI para investigar problemas na saúde

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, nesta quinta-feira, dia 8, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os problemas no atendimento na rede municipal de saúde

Imprensa SMetal
Foguinho

Izídio: comissão quer levantar problemas denunciados pela população

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, nesta quinta-feira, dia 8, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os problemas no atendimento na rede municipal de saúde.

O requerimento que pede a abertura da CPI foi apresentado pelo vereador Izídio de Brito (PT) na manhã desta quinta-feira, dia 8, e recebeu sete assinaturas, número necessário, conforme o Regimento Interno da Câmara, para a sua aprovação imediata.

“Queremos levantar as deficiências e apurar as responsabilidades pela má qualidade no atendimento à saúde na cidade, como a demora para conseguir consultas e exames, falta de leitos, entre outros graves problemas que a população vem denunciando”, afirma o vereador Izídio.

O documento foi entregue por volta das 11h30 ao protocolo geral da Câmara com sete assinaturas e sua aprovação simbólica deverá ocorrer durante a sessão da próxima terça-feira, dia 12.

Além de Izídio, assinaram o requerimento Carlos leite (PT), Marinho Marte (PPS), José Crespo (DEM), Irineu Toledo (PRB), Francisco França (PT) e Tonão Silvano (PMDB).

Mais assinaturas
Após ser protocolado, isto é, depois de a CPI ter sido automaticamente instaurada, os vereadores Paulo Mendes (PSDB), José Francisco Martinez (PSDB), Rodrigo Manga (PP), Luis Santos (PMN), Cláudio do Sorocaba I (PR), Pastor Apolo (PSB), Fernando Dini (PMDB), Anselmo Neto (PP), Saulo do Afro Arts (PRP), Jessé Loures (PV) e Waldomiro de Freitas (PSD) subscreveram o documento.

Com as assinaturas posteriores ao protocolo, a CPI somou 19 adesões entre os 20 vereadores. Apenas o vereador Muri (PRP) se recusou a assinar o pedido de abertura da comissão de inquérito da saúde.

Próximos passos
Segundo Izídio, o presidente da Câmara deverá nomear os membros da CPI na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 12. Após a nomeação dos membros, os integrantes da CPI deverão eleger o presidente e o relator da comissão, bem como definir a rotina dos trabalhos, como número de reuniões e as convocações de depoimentos.

Conforme o Regimento Interno da Casa, os trabalhos da CPI terão duração de 90 dias podendo ser prorrogados por mais 90.

Ao final da CPI, o relatório será levado ao plenário e poderá ser arquivado ou as eventuais denúncias levantadas poderão ser encaminhadas ao Ministério Público para que este promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

tags
atendimento centros de saudes CPI da saúde demora exames hospital Hospital Municipal investigaçao Izídio de Brito leito leitos de hospitais médicos população saúde
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0