Com o objetivo de divulgar a produção de rap local e debater estratégias de fortalecimento do movimento hip hop, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu na sexta-feira, dia 20, a primeira edição do Sorocaba Rap – Batalha da Consciência Negra.
O evento, realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, foi promovido pelo SMetal, por meio do coletivo de Igualdade Racial, em parceria com a Associação Ação Periférica.
Além do desafio de rimas improvisadas feitas por MCs sobre o tema consciência negra, a atividade contou com sarau de RAPoesia, rodas de conversa, palco livre e shows de grupos de rap local. O vencedor da Batalha da Consciência Negra foi Silas Ferreira Junior, integrante do grupo Projeto Sarjeta, de Sorocaba.
Para ele, eventos como o realizado na sede SMetal são importantes para a cultura local, pois é um projeto que leva conhecimento não só para pessoas negras, mas de todas as etnias. “É importante para a cultura de Sorocaba que o movimento hip hop esteja agregado a várias áreas e que isso aconteça constantemente”, afirmou.
Durante a atividade, também foram discutidas propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal de Cultura, em janeiro de 2016, como a criação de um fórum permanente de hip hop.
Clique aqui e confira galeria de fotos.