Sorocaba e Votorantim

Aumenta a procura pela vacina contra a febre amarela

Em Votorantim há postos fixos de vacinação contra a febre amarela. Em Sorocaba, equipes volantes visitam moradores de dois bairros, próximos a corredores ecológicos, para aplicar a imunização.

Imprensa SMetal
Emídio Marques / JCS
A fila é grande nos postos de vacinação em Votorantim. Pode levar até duas horas para receber a imunização

A fila é grande nos postos de vacinação em Votorantim. Pode levar até duas horas para receber a imunização

Em resposta à imprensa SMetal a Secretaria Estadual da Saúde explica que a região de Sorocaba possui 13 municípios com área de recomendação de vacina, além dos municípios de São Roque, Ibiuna, Mairinque e Piedade que entraram como áreas de intensificação de vacina em 2017.

Nesta segunda-feira, dia 15, os moradores do Bairro dos Morros (próximo Vila Sabiá, por ficar no corredor ecológico da cidade) e da área rural de Brigadeiro Tobias recebem a ação preventiva contra a febre amarela por meio de equipes volantes e visitas casa a casa até sexta-feira, 19, das 7h às 16h30. Segundo a Prefeitura, o objetivo é que apenas moradores destes bairros sejam imunizados.

Sorocaba não tem nenhum caso confirmado de febre amarela em humanos e nem registros de óbitos em macacos.

A campanha de vacinação para imunização com a vacina plena oferece proteção para toda a vida com dose única. A dose fracionada oferece proteção por oito anos.

A vacina não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos.

Unidades Básicas de Saúde

Em Sorocaba, a partir desta semana três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem vacinas contra a febre amarela para quem vai viajar para áreas consideradas de risco. Porém, como a procura tem sido grande e muitas pessoas chegam já de madrugada aos locais, as doses têm acabado logo pela manhã. A distribuição de senhas para a quantidade limitada de vacinas começa às 7h, por ordem de chegada.

A UBS Escola, que fica localizada na avenida Pereira Inácio, 500, oferecerá o atendimento da vacinação nas segundas, terças e sextas-feiras. A unidade disponibiliza 150 senhas para cada dia, a partir das 7h, por ordem de chegada.

Já a UBS Vila Angélica, situada à rua Major Sila Vilela, 27, contará com 100 senhas para distribuição, no mesmo horário, toda quarta-feira. Também com 100 senhas para serem distribuídas, a partir das 7h, a UBS Simus, localizada na Alameda dos Lírios, 327, realizará a vacinação toda quinta-feira.

Votorantim

Para esta segunda-feira (15) Votorantim amplia para três os locais de vacinação contra a febre amarela na cidade. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Clarice também passa a administrar a vacina, juntamente com a UBS do Parque Bela Vista e a Associação dos Moradores do Parque Bela Vista. A Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) informa que esse é o esquema especial de vacinação para esta segunda. A partir de terça-feira (16) as duas UBSs, do Jardim Clarice e do Parque Bela Vista estarão vacinando ao longo de toda a semana, sempre das 8h às 16h, horário de funcionamento das unidades.

tags
bairro dos morros Brigadeiro campanha Febre Imunização sabia Vacina votorantim
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0