Trabalhadoras do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), com o apoio da diretoria, promoveram na quinta-feira, dia 10, atividade relacionada ao Dia Internacional da Mulher. A intenção foi qualificar a interação entre as mulheres e ressaltar as trajetórias de lutadoras do povo.
Para a dinâmica desta quinta-feira, auditório do SMetal, cinco funcionárias do SMetal escolheram nomes de lutadoras do povo para apresentar as biografias dessas mulheres que enfrentaram o sistema patriarcal, o machismo e outras barreiras e fortaleceram uma militância por um mundo mais justo.
São nomes como a militante do Panteras Negras (Black Panters), Angela Davis, que é professora universitária, inimiga pública dos Estados Unidos e ativista do movimento anticarcerário. Ela foi presa política, nos anos 70, e inocentada de todas as acusações. John Lennon e Yoko Ono lançaram a música Angela em sua homenagem e os Rolling Stones gravaram Sweet Black Angel, letra que pedia sua libertação.
Outros nomes de mulheres que integraram a atividade foram: Maria da Penha, Salvadora Lopes, Tarsila do Amaral e Margarida Alves.
A diretoria do SMetal distribuiu ainda às trabalhadoras e trabalhadores da entidade cartilhas, do Núcleo Piratininga de Comunicação, que explicam a origem socialista da data.