Campanha Salarial

Assembleia geral nesta sexta-feira, às 18h30, no Sindicato em Sorocaba

Todos os metalúrgicos de Sorocaba e região estão convidados para a assembleia nesta sexta-feira, dia 6, às 18h30, na sede do Sindicato em Sorocaba. A assembleia definirá os rumos da campanha salarial

Imprensa SMetal
Foguinho/ Imprensa SMetal

A assembleia vai fazer um balanço das negociações e mobilizações da campanha salarial e definir os rumos do movimento

Todos os metalúrgicos de Sorocaba e região estão convidados para uma assembleia nesta sexta-feira, dia 6, às 18h30, na sede do Sindicato em Sorocaba. A assembleia vai fazer um balanço das negociações e mobilizações da campanha salarial e definir os rumos do movimento.

O objetivo é unir a categoria metalúrgica para forçar os patrões a apresentarem propostas de acordo coletivo que atendam às expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras.

A data-base dos metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) venceu no último dia 1º e os grupos patronais continuavam emperrando as negociações até o início desta semana. Este ano, além das cláusulas econômicas, como reajustes e pisos salariais, as negociações coletivas estão debatendo as cláusulas sociais da Convenção Coletiva da categoria.

A exemplo de Sorocaba, outras regiões onde os sindicatos são
filiados à FEM também farão assembleias semelhantes nos próximos dias.

Ações articuladas

“A intenção da FEM é unir a categoria nas regiões que estão em campanha salarial. Assim, poderemos atuar de forma articulada, compartilhando informações e ações que pressionem os patrões e nos levem a conquistar juntos uma boa Convenção Coletiva para os metalúrgicos da CUT no estado”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

“Por isso, a presença de todos é fundamental para mostrarmos aos empresários que estamos unidos e não vamos mais aceitar enrolação, aqui ou na Fiesp (Federação das Indústrias)”, alerta o dirigente.

A sede do Sindicato em Sorocaba fica na rua Julio Hanser, 140, Lajeado, próximo à rodoviária.

Reivindicações

As principais reivindicações dos metalúrgicos da FEM este ano são a reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização dos pisos salariais, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e ampliação e unificação dos direitos na Convenção Coletiva de Trabalho.

O período de cobertura da campanha salarial é de 1º de setembro até 31 de agosto do ano seguinte. A inflação de setembro de 2012 a julho de 2013, medida pelo INPC/IBGE, está acumulada em 5,9%, mas a inflação de agosto, que vai compor o índice de reposição de perdas, ainda não foi divulgada.

tags
2013 Assembleias Campanha Salarial categoria convenção coletiva cut fábricas fem fiesp Imprensa SMetal metalúrgica patroes reunião metalúrgica sindicato dos metalurgicos de sorocaba terto
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0