Uma assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba (SMetal), no início da noite de hoje, dia 23, referendou as principais reivindicações, chamadas de eixos, da campanha salarial da categoria. Os principais itens são: 40 horas semanais; reposição da inflação e aumento real; não à perda de direitos, não à terceirização e não às reformas.
Os eixos foram definidos em uma plenária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM), dia 3 de junho, em São Bernardo do Campo, com participação de representantes dos 14 sindicatos filiados à Federação.
Nas últimas semanas, os sindicatos filiados têm realizado assembleias em suas bases para confirmar os eixos da campanha, como aconteceu em Sorocaba nesta sexta.
Tema da campanha
A assembleia no SMetal aprovou também o tema da campanha e os materiais de divulgação elaborados pela FEM. O tema é “Resistência, Unidade e Luta”. As peças de divulgação fazem alusão aos 100 anos da Revolução Russa e aos 100 anos da primeira greve geral no Brasil.
A pauta dos metalúrgicos inclui a manutenção de todas as cláusulas sociais existentes nas Convenções Coletivas de Trabalho da categoria.
A pauta será entregue aos sindicatos patronais no dia 4 de julho. A primeira pauta a ser entregue será no Sindipeças (sindicatos patronal das autopeças), em São Paulo, às 10h do dia 4.
A data-base dos metalúrgicos da FEM/CUT é dia 1º de setembro.