Sorocaba

Apuração da eleição do Conselho Tutelar deve durar uma semana

Nomes dos novos conselheiros serão anunciados somente dia 16, de acordo com a Prefeitura

Imprensa SMetal
Emerson Ferraz/Secom Sorocaba

Apenas uma urna está sendo apurada por dia; nomes dos eleitos deverão ser divulgado dia 16

Os membros do Conselho Tutelar de Sorocaba eleitos no domingo, dia 4, devem ser conhecidos pela população somente no dia 16. A apuração dos votos começou na segunda-feira, dia 5, mas deve se estender até o começo da próxima semana. As informações são da Agência Sorocaba de Notícias, mantida pelo Serviço Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura.

Segundo a agência, a falta de pessoal para a apuração dos votos em papel tem feito com que apenas uma urna seja aberta por dia. Os 6.348 votos de sorocabanos coletados no domingo foram depositados em seis urnas, conforme a Zona Eleitoral do eleitor. Cada eleitor votou em até 30 candidatos.

Mesmo que a apuração termine no início da próxima semana, a oficialização dos nomes ainda deve demorar alguns dias a mais. A previsão é que o resultado seja divulgado na sexta-feira, 16 de outubro.

“O promotor Orlando Bastos Filho concordou que façamos a apuração de uma urna por dia por causa desta alta demanda”, afirmou Ana Lucia Gardenal, presidente do CMDCA, para a Agência Sorocaba.

A eleição

A eleição aconteceu na Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, Estadão, no domingo, das 9h às 17h, e foi marcada por longas filas, devido à falta de estrutura sob responsabilidade da administração municipal.

O voto era facultativo e cada pessoa podia votar em até 30 dos 108 candidatos que concorrem ao cargo. A apuração está sendo acompanhada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (CMDCA), Prefeitura, mesários, candidatos, fiscais e Ministério Público.

Os conselheiros

A eleição, que aconteceu na maioria das cidades brasileiras, em Sorocaba vai preencher 30 vagas de membros titulares do Conselho Tutelar e 60 vagas para suplentes.

O mandato será de quatro anos e a posse dos eleitos esta marcada para dia 10 de janeiro de 2016. O salário do conselheiro em Sorocaba será de R$ 3.328 mensais.

Para ser candidato ao conselho, em todo o país, o interessado teve que passar por uma prova escrita, apresentar certidões judiciais e comprovar de experiência em trabalhos com crianças e adolescentes.

De acordo com a Prefeitura, Sorocaba terá seis Conselhos Tutelares, sendo dois conselhos em cada uma das três divisões regionais de atendimento da Assistência Social na cidade. Cada conselho terá cinco integrantes. Porém, ainda não há prazo para que essa distribuição regional, com implantação de sedes dos conselhos, seja efetivada.

O que são os conselhos

“Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens”, explica uma notícia da Agência Brasil sobre a eleição deste domingo.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares instalados em 5.559 municípios. Somente seis municípios não têm conselhos instalados. Mas para cumprir integralmente a lei de proteção à criança, que prevê um conselho para cada grupo de 100 mil habitantes, o país ainda precisa criar mais 600 conselhos.

tags
acordo Brasil conselho tutelar de sorocaba defesa da criança delegacia direitos da criança e do adolescente investigações prefeitura
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0