Os metalúrgicos do Grupo ZF em Sorocaba aprovaram, nos turnos da manhã e da tarde de hoje, dia 29, uma proposta de reajuste e abono salarial. Logo após as assembleias de aprovação da proposta, os trabalhadores encerraram a greve, iniciada na noite do último dia 27. As três fábricas da ZF em Sorocaba (Brasil, Sistemas e Lemforder) empregam aproximadamente 4 mil metalúrgicos.
Outro acordo salarial aprovado hoje foi na Bauma, fabricante de equipamentos para movimentação de carga que emprega cerca de 280 metalúrgicos e está instalada em Sorocaba.
O Sindicato tem evitado divulgar os índices previstos em acordos, para não influenciar negociações em andamento nas empresas do mesmo segmento.
Mas a maioria dos acordos firmados garante entre 11% e 12%. Nos casos em que os índices ficam entre 10% e 10,5%, os acordos prevêem pagamento de abonos aos metalúrgicos.
Outro acordo aprovado recentemente foi no Grupo Schaeffler, que emprega 4.500 metalúrgicos. A proposta de acordos foi aprovada ontem à noite pelo segundo e terceiros turnos e hoje (29) pelo pessoal do primeiro turno.
Metade da categoria
Com a aprovação das propostas na ZF, Schaeffler e Bauma, já somam 23 mil os metalúrgicos com reajustes salariais garantidos na região de Sorocaba, onde a categoria é formada por 44 mil trabalhadores.