Os metalúrgicos da CUT já iniciaram os preparativos da Campanha Salarial do ramo no Estado de São Paulo. Na quarta-feira, dia 28, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) realizou, em sua sede em São Bernardo, a Plenária Estatutária da Campanha.
A atividade reuniu dirigentes e presidentes dos 14 sindicatos metalúrgicos filiados, que representam cerca de 262 mil trabalhadores. A plenária aprovou os eixos da Campanha Salarial 2014 e definiu o calendário das assembleias que os sindicatos metalúrgicos farão nas bases e a data de lançamento.
Os trabalhos começaram com exposição do ex-ministro de Direitos Humanos, diretor do Instituto Lula e assessor da FEM, Paulo Vannuchi, com uma análise da conjuntura. Em seguida, foi a vez da economista da Subseção do Dieese da FEM-CNM/CUT, Caroline Gonçalves, apresentar dados da Campanha Salarial do ramo no País.
Neste ano, a Campanha da FEM negocia apenas os itens econômicos. As cláusulas sociais têm validade de dois anos e estão em vigor até 31 de agosto de 2015. A data-base do ramo metalúrgico é 1º de setembro.