Sorocaba

Após apelo, PT consegue apoio de vereadores e cria CPI do Saae

Após apelo na tribuna, os vereadores da bancada petista conseguiram reunir as sete assinaturas necessárias para a criação da CPI do SAAE. O objetivo é investigar os problemas com a falta d´água

Jornal Ipanema online

Após apelo na tribuna, os vereadores da bancada petista conseguiram reunir as sete assinaturas necessárias para a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) nesta terça-feira (4) durante a primeira sessão ordinária de 2014 na Câmara Municipal de Sorocaba. O objetivo é investigar os problemas com a falta d´água em Sorocaba.

Além dos três petistas – Carlos Leite, Francisco França, Izídio de Brito -, assinam o documento ainda os vereadores José Crespo (DEM), Pastor Apolo (PSB), Marinho Marte (PPS) e Tonão Silvano (Solidariedade).

A comissão deve apurar os motivos que levaram a crise no abastecimento de água no município e os problemas administrativos ocorridos no Saae. Os petistas entendem que os inúmeros protestos que vem acontecendo na cidade, em regiões distintas, devido à falta de água, e ainda a declaração do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) de que o abastecimento em Sorocaba vive momento de crise, são fatores mais que suficientes para a abertura de uma CPI no Legislativo.

Após a instalação oficial, os membros devem se reunir na próxima semana para definir o presidente e relator da CPI, além de definir as testemunhas que devem ser ouvidas nas oitivas e o cronograma dos trabalhos. Entre eles devem estar os ex-prefeitos Vitor Lippi (PSDB), Renato Amary (PMDB) e Paulo Mendes (PSDB).

Por pouco

Os vereadores da bancada petista conseguiram a sétima assinatura no final da sessão ordinária. Antes disso, o líder do PT na Casa, vereador Francisco França, subiu na tribuna para fazer o apelo e tentar reunir a última assinatura.

“Nós ficamos preocupados porque houve uma mudança na postura da Câmara referente a 2013. Ano passado todas as CPIs propostas conseguiram as assinaturas sem grandes problemas. Isso me preocupa”, diz ao afirmar que contava com outros vereadores que se negaram a apoiar a comissão. “Prefiro não citar nomes, mas basta pegar as CPIs anteriores e ver quem assinou e hoje se recusou a colaborar sem uma justificativa plausível”.

França nega ainda acreditar que isto tenha algum tipo de influência do Executivo. “Em momento algum o prefeito criticou as CPIs. É uma decisão pessoal”.

Precipitado

Durante o discurso de França na tribuna, ele chegou a convidar o líder do governo na Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB), a assinar o documento. O tucano fez um não com a cabeça e afirmou que o petista deveria fazer um requerimento questionando a prefeitura sobre os bairros afetados e a atual estrutura para abrir uma CPI com maior embasamento.

Para França, os vereadores que se negaram a assinar devem visitar os bairros antes de afirmar que a CPI está sendo criada de forma “precipitada”. “A população esta padecendo com a falta d´água. A Câmara não pode conviver com este caos e ficar passando a mão na cabeça ou medo de apurar o que realmente está acontecendo”.

Naturalidade

Pannunzio afirmou que vê com naturalidade a criação da CPI sobre os problemas de abastecimento na cidade. Durante passagem pela Câmara ele disse que o Legislativo deve investigar qualquer situação que “fuja da normalidade”, como é o caso das falta d´água em Sorocaba.

tags
abastecimento água e esgoto coi do saae falta de água municipio Saae são paulo Sorocaba
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0