Os trabalhadores da empresa Neles do Brasil, fábrica válvulas e assumiu a divisão do produto da Metso, aprovaram acordos de calendários de compensação de dias pontes e renovação do banco de horas. As propostas foram colocadas em votação em assembleias eletrônicas, pelo site do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
A votação do calendário de compensação de folgas em feriados prolongados contou com a participação de 45 (84,91%) dos 53 trabalhadores com direito a voto. Desses, 44 (97,78%) foram favoráveis à proposta e apenas 1 (2,22%) contrário. A votação aconteceu entre os dias 12 e 13 de fevereiro.
Já a renovação do acordo de banco de horas abrange 49 funcionários do administrativo e a votação ficou disponível entre os dias 10 e 11 de fevereiro. 43 deles participaram da assembleia, sendo 41 (95,35%) votos sim, 1 (2,33%) não, e 1 (2,33) votou pela abstenção.
Segundo o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha, que representa o Sindicato nas negociações com empresa, o acordo de banco de horas tem vigência de dois anos e contou com algumas melhorias em comparação ao anterior.
Já o calendário de dias pontes é negociado para que o trabalhador consiga organizar períodos de lazer com familiares e amigos de forma antecipada. “O papel do Sindicato nessas negociações é negociar um calendário em que, ao mesmo tempo que garante ao trabalhador um tempo livre para aproveitar os feriados no ano, não o prejudique na hora de compensar essas horas”, conta.
Assembleia eletrônica
As votações acontecerem por meio da plataforma de assembleia eletrônica desenvolvida pelo SMetal em parceria com a Pandora Soluções. A ferramenta começou a ser utilizada em abril de 2020, para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19 e garantir a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões. Já foram realizadas mais de 150 assembleias nesse formato.