Tecnologia

1ª fábrica da Alstom/GE no Brasil de Veículos Leves sobre Trilhos será em Taubaté

Para o presidente da FEM e vice do Sindicato dos Metalúrgicos, Valmir Marques, o novo investimento leva em consideração a mão de obra qualificada da base

FEM-CUT/SP

Modelo de VLT que circula nos Emirados Árabes

A Alstom será a primeira empresa Brasil a fornecer um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) sem catenárias (cabos elétricos). A empresa vai inaugurar a primeira fábrica de VLTs da América Latina, em 2015, na cidade de Taubaté (SP), base do Sindicato dos Metalúrgicos. A responsável pelo desenvolvimento do sistema é a General Electric (GE) que comprou os ativos de energia da Alstom SA por US$ 17 bilhões.

O VLT será destinado para o Porto Maravilha (projeto de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro), e será composto por 32 composições modelo Citadis. Além de sistemas de fornecimento de energia, sinalização e telecomunicações. A Alstom está em 12 países produzindo este veículo, que transportará de 172 a 420 passageiros e andará a uma velocidade de 40 km a 60 km por hora. “O Brasil será o primeiro na América Latina a fornecer este sistema, que hoje existe na Europa e nos Emirados Árabes”, conta o presidente da FEM-CUT/SP e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Valmir Marques da Silva, Biro-Biro.

Mão de obra qualidade

Biro-Biro disse que os investimentos da Alstom/GE são importantes para a cidade de Taubaté e chegarão em uma ótima hora. “Para nós metalúrgicos e moradores vêm em um momento muito bom, principalmente, depois de enfrentarmos no 1º semestre a diminuição do ritmo da indústria. O investimento leva em consideração a qualidade da mão de obra que temos aqui na nossa base e o bom trânsito que o nosso Sindicato tem junto às empresas.
Sempre construímos acordos de forma negociada e que seja bom para os trabalhadores, Sindicato e empresa”, finaliza Biro-Biro.

Alstom General Eletric Taubaté tecnologia