A deputada federal Iara Bernardi, o deputado estadual Hamilton Pereira e o vereador Izídio de Brito, todos do PT, estiveram reunidos com o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Júlio César Durigan, na manhã do último dia 27, em São Paulo, para discutir formas de ampliar a oferta de vagas e de cursos da instituição em Sorocaba.
Atualmente, o campus de Sorocaba tem menos de 10 mil metros quadrados e oferece três cursos de graduação, nas áreas de engenharia ambiental, engenharia de automação e pedagogia, além de alguns outros de pós-graduação.
O diretor do campus da Unesp em Sorocaba, André Henrique Rosa, o professor Alexandre Silva, também da direção, e um representante do vereador Carlos Leite (PT) também participaram da reunião em São Paulo.
Na reunião, o reitor disse que a Unesp em Sorocaba precisa de pelo menos 350 mil metros quadrados de terreno para melhorias e implantação e novos cursos. Durigan também disse que a média dos campi no estado é de 700 mil metros, o que seria melhor se pensarmos no futuro. Iara lembrou que o campus da UFSCar na cidade, que é uma extensão da Universidade de São Carlos, também tem 700 mil metros.
Alunos da região
Segundo o diretor André Rosa, Sorocaba tem o segundo menor campus da Unesp no estado, “mas poderíamos oferecer muito mais, pela importância da cidade para a região”. Ainda de acordo com o professor, 70% dos alunos da Unesp de Sorocaba são de cidades vizinhas e apenas 30% do município sede.
Já o reitor afirmou que procurou o prefeito Antônio Carlos Pannunzio para tratar da questão e que foi bem recebido, mas a participação dos parlamentares pode contribuir para agilizar o processo.
Área na Zona Norte
Para Durigan, não há mais possibilidade de ampliação do campus atual em Sorocaba, no Alto da Boa Vista. O ideal seria a construção de um novo campus na cidade. Ainda de acordo com o reitor, existe uma área ao lado do Parque Tecnológico, na avenida Itavuvu, zona norte da cidade, que seria ideal para a universidade. A prefeitura, porém, precisaria viabilizar a cessão ou compra do terreno.
Os parlamentares sorocabanos se prontificaram a participar de uma reunião com o prefeito de Sorocaba o mais breve possível para saber se a área está disponível e como essa questão está sendo encaminhada pelo Paço.
O vereador Izídio vai protocolou ofício à Prefeitura na nesta quinta-feira, dia 28, pedindo a reunião com o chefe do Executivo. No documento, Izídio relata as reuniões que os parlamentares tiveram com a diretoria da Unesp em Sorocaba e com a reitoria em São Paulo e pede urgência no encontro com o prefeito Pannunzio.