Todos os sócios do Sindicato dos Metalúrgicos estarão isentos da mensalidade sindical referente ao mês de março. A medida, adotada pela diretoria da entidade desde 2012, tem como objetivo compensar os associados pelo desconto do imposto sindical, que ocorre também em março.
O imposto é obrigatório por lei federal há 70 anos e foi implantado por Getúlio Vargas. Apesar de ser contrário ao imposto, o Sindicato não pode impedir o desconto por se tratar de lei de competência federal.
O imposto, que consta no holerite como “contribuição sindical”, equivale a um dia de salário e é descontado de todos os trabalhadores brasileiro que têm carteira de trabalho assinada. A taxa é recolhida pelas empresas na Caixa Econômica Federal e o valor é dividido entre sindicatos, Ministério do Trabalho, federações, confederações e centrais sindicais.
Tanto o imposto quanto a isenção da mensalidade serão percebidas pelos metalúrgicos no holerite que vão receber entre o final de março e o dia 5 de abril, dependendo da data de pagamento de cada empresa.