Na última quinta-feira, dia (25), representantes dos metalúrgicos da Dana de Sorocaba, Diadema e Gravataí (RS) se reuniram na sede do Sindicato onde foi realizado o primeiro encontro da rede de trabalhadores da empresa. Metalúrgicos da Johnson Controls de Sorocaba e Gravataí participaram do encontro e também formaram uma rede sindical.
A atuação sindical em rede atende à resolução do 8º Congresso da CNM/CUT realizado em 2011. “A formação de rede permite a troca de experiências entre trabalhadores da mesma empresa em várias regiões”, explicou o economista do Dieese, Fernando Lima, que realizou apresentação de uma análise econômica aos participantes do encontro.
O secretário de Organização da CNM/CUT, Ubirajara de Freitas, o Bira, fez uma análise política sobre as plantas paulistas e gaúcha das fábricas. “A partir de agora nós temos mais um instrumento de negociação dos assuntos comuns de interesse dos trabalhadores junto à chefia nestas empresas”, comentou.
O secretário de Juventude do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Soares, considerou a atuação em rede “um processo que qualifica as lutas e o processo de negociação sindical”. O próximo encontro das redes Dana e Johnson Controls está marcado para 2013.