A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos está se empenhando para firmar termos de compromisso com as empresas que ainda não garantiram o reajuste salarial de 8% aos funcionários. Cerca de 4 mil metalúrgicos da região trabalham nessas empresas.
A data-base dos metalúrgicos venceu no dia 1º de setembro, mas as negociações estaduais estão emperradas. A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) orientou os sindicatos filiados a negociarem por empresa para garantir o reajuste de 8% aos trabalhadores.
Sorocaba seguiu à risca a orientação da FEM e promoveu protestos e greves para forçar o início das negociações locais. Até o início desta semana, 39 mil metalúrgicos da região já tinham garantido o reajuste de 8%.
90% da categoria
Esses mais de 39 mil trabalhadores representam 91% da categoria na região, que é formada por 43 mil metalúrgicos em 14 cidades. A FEM continua em contato com os sindicatos patronais para firmar os acordos coletivos estaduais. O Sindicato orienta os trabalhadores locais ainda sem reajuste a se organizarem para forçar a
s empresas a firmar o compromisso de reajuste. O telefone para as empresas agendarem negociações com o Sindicato é 3334-5413.