Os acordos salariais e termos de compromisso, que garantem o reajuste salarial de 8% retroativos a setembro, já beneficiam 37.500 metalúrgicos da região de Sorocaba. Esse número corresponde a 87% da categoria, que hoje é formada por 43 mil trabalhadores.
Enquanto são firmados compromissos de reajuste por fábrica, as negociações entre a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) e os grupos patronais na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) continuam emperradas. Os únicos grupos que aceitaram conceder o reajuste mínimo de 8% de forma coletiva (em todas as empresas do setor) foram as montadoras e as fundições.
Orientação da FEM
Por isso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba vai continuar realizando negociações por fábrica para garantir o aumento salarial para todos os trabalhadores dos grupos 2, 3, 8, 10 e Estamparias. Essas negociações por empresas seguem orientação da própria FEM/CUT.
As empresas que ainda não garantiram o acordo, mas querem firmar termos de compromisso de reajuste – e assim evitar protestos sindicais – devem entrar em contato pelo telefone (15) 3334-5413.