Esta terça-feira, 18, amanheceu com protestos da campanha salarial dos metalúrgicos nas empresas Metalac, Metso e Jaraguá, todas em Sorocaba. Cada manifestação durou cerca de uma hora, na entrada do primeiro turno. O Sindicato deu prazo até amanhã a tarde para as empresas garantirem o reajuste de 8% para os trabalhadores.
Segundo informações dos Comitês Sindicais de Empresa (CSE), a Operação Tartaruga ganhou a adesão de metalúrgicos da maioria das fábricas que ainda não garantiram acordos salariais. O ritmo de produção está bem mais lento do que o normal devido à operação.
Ontem, segunda, houve paralisações de duas horas na Gerdau em Sorocaba e na Lupatech em Iperó.
Os metalúrgicos da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) reivindicam reajuste de 8%, sendo 5,39% referentes à inflação dos últimos doze meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e mais 2,5% de aumento real.
As empresas do Grupo das Fundições e as Montadoras não estão enfrentando greves ou protestos porque já garantiram reajustes salariais. Na tarde desta terça, haverá negociações com o Grupo 2.