Ganharam impulso nos últimos dias as assembleias da mobilização da campanha salarial nas fábricas metalúrgicas da região. Mais de 5 mil metalúrgicos, de pelo menos 10 fábricas, participaram dessas ações sindicais, que cobram agilidade dos patrões nas negociações sobre salários e direitos sociais da categoria.
As assembleias mais recentes, realizadas nesta quarta-feira, dia 22, foram na ZF do Brasil e ZF Sistemas. No caso dessas empresas, a manifestação do Sindicato em porta de fábrica também teve como objetivo repudiar a discriminação contra vítimas de acidentes e doenças ocupacionais (lesionados) na ZF.
Ainda em Sorocaba, nos últimos dias, houve assembleias de mobilização da campanha salarial na Apex Tool, Zobor e ZF Lemforder.
Já em Iperó, os metalúrgicos da Lupatec, Guzzi, Iperfor e Prado também participaram de assembleias sindicais em porta de fábrica e contribuíram com o fortalecimento da campanha salarial.
1º de setembro
A bancada de negociações dos trabalhadores é coordenada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM). A data-base da categoria é 1º de setembro.
As principais reivindicações este ano são reposição integral da inflação; aumento real, valorização dos pisos salariais, licença maternidade de 180 dias, ampliação das cláusulas sociais e jornada semanal de 40h, entre outras.