Mais de 30 mulheres do movimento “Mulheres pela democracia sem anistia. Por nossos direitos sem retrocesso e pela vida digna de todas as mulheres” ocuparam o plenário da Câmara de Vereadores de Sorocaba nesta terça-feira, 7. A ação foi alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado na quarta-feira, 8.
As dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que compõem o Coletivo de Mulheres da entidade, participaram da manifestação.
O primeiro expediente da sessão da Câmara desta terça foi presidido pela vereadora Iara Bernardi (PT), tendo como secretária do ato a vereadora Fernanda Garcia (Psol).
Iara destacou a baixa representação de vereadoras em Sorocaba que, desde a fundação, teve apenas oito mulheres parlamentares e agradeceu a presença das manifestantes.
“Agradeço imensamente a participação dessas mulheres hoje na Câmara, e as parabenizo pela garra de nos representarem e por lutarem diariamente por respeito, por espaços iguais e pela vida das mulheres. Juntas, nós podemos e somos mais”, disse a parlamentar.
As manifestantes também aproveitaram o espaço para ler um manifesto contra a violência política de gênero e a violência em geral sofridas pelas mulheres.
Durante sua fala, Márcia Viana, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, precisou chamar atenção e pedir respeito aos vereadores, que insistiam em fazer pouco caso das vereadoras e das outras mulheres presentes no plenário.
“Viemos ocupar o plenário na Câmara para exigir respeito, democracia porque é um espaço onde acontece muita violência política de gênero contra nossas vereadoras. É pela democracia, justiça social e pela vida das mulheres”, enfatizou Márcia.