Todos os metalúrgicos da região estão convidados para uma assembleia, neste domingo, 24, às 9h, na sede do Sindicato em Sorocaba, para decidir o conteúdo da pauta de reivindicações para a campanha salarial deste ano.
Embora os eixos da campanha tenham sido definidos em uma plenária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) na semana passada, o documento só terá validade após aprovação pelos trabalhadores em assembleias nos sindicatos filiados à FEM, como é o caso de Sorocaba.
A data-base (prazo para assinatura da Convenção Coletiva) dos metalúrgicos da FEM é 1º de setembro. Mas as pautas serão entregues aos patrões na Fiesp (federação das indústrias) no final deste mês e as negociações devem começar em julho.
As principais reivindicações são reposição da inflação nos salários, aumento real, valorização dos pisos, redução de jornada, licença maternidade de 180 dias em todas as fábricas e seguro de vida garantido aos trabalhadores.
“É importante demonstramos união e interesse em avançar nas conquistas desde o início da campanha. Por isso a presença de todos os metalúrgicos, sindicalizados ou não, neste domingo, é fundamental”, ressalta Terto.
A primeira chamada para início da assembleia será às 8h e a segunda chamada, às 9h.