Mais de 200 metalúrgicos, representando 14 sindicatos cutistas de todo o estado, participaram nesta quarta-feira, 13, da primeira plenária da campanha salarial de 2012. O evento aconteceu em São Bernardo do Campo, na sede da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT.
Sorocaba esteve representada no evento com uma caravana, na qual estavam Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, e João de Moraes Farani, vice-presidente do Sindicato e secretário geral da FEM.
Durante o encontro, que começou às 9h da manhã e terminou no começo da tarde, os trabalhadores definiram os eixos e o calendário da campanha.
Para este ano as principais reivindicações são: reposição da inflação, que deverá fechar o ano fiscal dos metalúrgicos em 5,1%, segundo previsão do Banco Central; aumento real, cujo percentual ainda será discutido; valorização do piso da categoria; redução da jornada sem redução de salário; licença maternidade de 180 dias nos grupos que ainda não garantiram esse direito na convenção coletiva e seguro de vida.
“Esperamos que as negociações com os empresários venham ser tão positivas quanto foi a plenária de hoje [quarta]”, diz Farani.
“Novamente contamos com o engajamento de toda a categoria para que a campanha salarial deste ano seja novamente vitoriosa”, completa Ademilson Terto.
Calendário: 15 a 25 de junho: assembleias locais; 28 ou 29 de junho: entrega da pauta na Fiesp; 4 de julho: nova plenária da campanha