Campanha Salarial 2021

SMetal envia pauta de valorização salarial para mais quatro empresas

Já são 20 empresas abrangidas em pautas de valorização enviadas pelo SMetal; nos últimos dias, a entidade notificou a CNH, JCB, Seco Tools e Gerdau para negociar melhoria no salário ou benefícios

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
JCB, em Sorocaba, é uma das fábricas em que o Sindicato busca por melhorias

JCB, em Sorocaba, é uma das fábricas em que o Sindicato busca por melhorias

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) enviou a pauta de valorização salarial para mais quatro empresas na última semana. Agora, com a CNH, JCB, Seco Tools e Gerdau, já são 20 fábricas em que a entidade procura espaço para negociar melhorias no salário ou nos benefícios dos trabalhadores.

Como deliberado em assembleia realizada no começo deste mês, a pauta de valorização seria enviada para empresas da categoria com produção em alta e com margem para crescimento na proposta da Campanha Salarial aprovada nas bancadas patronais.

Entre os dias 4 e 6 de outubro, foram enviada pautas para 16 empresas: Clarios, Apex Tool, Edscha, Furukawa, Nal do Brasil, Kanjiko, Prysmian (Éden e Boa Vista), Sanoh, TT Steel, Metalac, Gestamp, ZF do Brasil, Robert Bosch, Dana, Schaeffler e CBA filial Sorocaba.

Em números, são cerca de 14.600 metalúrgicos e metalúrgicas que trabalham nessas 20 fábricas em que o SMetal busca melhorias. Vale ressaltar que as cláusulas sociais e econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) já estão garantidas para mais de 90% da base do SMetal e, agora, a busca é por valorização.

O intuito desta reivindicação é buscar aumento real nos salários ou melhorias nos benefícios, como foi o caso da Apex Tool. Na empresa, após envio da pauta e negociações intensas com os dirigentes sindicais, os metalúrgicos conquistaram reajuste salarial de 11% e mais 6,45% de aumento no vale alimentação da empresa.

“A busca por valorização acontece nas empresas que estão com a produção aquecida e com margem para crescimento econômico. Estamos lutando pela valorização desses 14 mil companheiros e esperamos a mobilização de todos para que possamos sair vitoriosos de mais essa batalha”, comenta Leandro Soares, presidente do SMetal.

tags
campanha salarial 2021 CCT convenção coletiva empresas Metalúrgicos valorização
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0