Além da programação musical e da orientação previdenciária, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), por meio de parcerias, disponibilizará diversos serviços para a população no 1º de Maio – pelo Direito ao Emprego e à Aposentadoria Digna.
Entre eles, estão testes rápidos de sífilis e HIV, na tenda da Saúde. Cerca de seis profissionais do programa municipal DST Aids estarão realizando os testes, cujos resultados ficam prontos em apenas 20 minutos.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST, Helena Ferreira Solla, será feita também uma abordagem educativa e serão fornecidos preservativos e lubrificante íntimo.
Na tenda da Ação Social estarão representantes dos Conselhos Municipais de Direitos do Negro, LGBT e da Mulher para tirar dúvidas da população sobre políticas públicas e orientar sobre direitos.
Já a Associação Anjos e Protetores de Sorocaba estará presente no evento para promover uma feira de adoção com cães e gatos. Para a adoção é necessário ser maior de idade, passar por uma entrevista, responder um questionário e assinar um termo porque as adoções são de posse responsável.
A associação também estará arrecadando doações de rações, produtos de limpeza, jornais, medicações, cobertas, entre outros. No espaço, serão comercializados produtos, como camisetas, adesivos, rifa, chaveiros e doces para ser revertido aos gastos veterinários.
O evento é para toda a família e contará ainda com praça de alimentação e com brinquedos como cama elástica e piscina de bolinha, além do playground já existente no Parque dos Espanhóis.
Na tenda da Comissão do Direito Previdenciário da OAB Sorocaba também terá voluntários do SMetal para calcular o impacto da reforma na vida do trabalhador e da trabalhadora, com a calculadora do Dieese.
Fraldário e inscrições para escolinha de futebol
Pensando no conforto e nas necessidades de responsáveis com crianças, o evento contará também com fraldário, que terá espaço para amamentação.
Quem tiver crianças entre 7 e 14 anos poderá inscrevê-los na Escolinha de Futebol do São Bento e SMetal, com o coordenador da escolinha Tiago Tremonti. A matrícula custa R$ 50 e deve ser paga na hora.
Como chegar
Durante todo o evento cultural do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, haverá acompanhamento de agentes de trânsito no local e a possibilidade de veículos de ônibus extras, caso haja demanda.
De acordo com Paulo Celso, encarregado de programação da Urbes, durante todo o feriado de 1º de Maio, a empresa pública irá acompanhar a movimentação no Terminal São Paulo e no Parque dos Espanhóis. “Conforme for aparecendo demandas, vamos liberando ônibus extras que vão direto para o local”, explica.
Os veículos extras sairão do Ponto I, do Terminal São Paulo, e vão direto para o Parque dos Espanhóis, e vice-versa. Entre as linhas de ônibus que circulam ao redor parque estão: Sabiá (78), Parada do Alto (43), João Romão (78-1) e Astúrias Raposo Tavares (49), todos saem do terminal São Paulo.