A mobilização dos trabalhadores metalúrgicos por reajuste salarial chegou à tribuna da Câmara de Vereadores de Sorocaba na manhã desta terça-feira [13].
O vereador Izídio de Brito (PT), ao usar a tribuna da Casa, falou do ato público que os metalúrgicos promoveram entre às 5h30 e às 9h da manhã nesta terça em um terreno no início da avenida Independência, na zona industrial de Sorocaba.
O objetivo do ato foi para chamar a atenção dos patrões e cobrar agilidade das empresas nas negociações salariais da categoria este ano.
Para o parlamentar, que também é dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos, ocorreu por descaso dos patrões. “Os metalúrgicos entregaram a pauta de reivindicações dia 21 de julho, mas os patrões só começaram a negociar praticamente em setembro e até o momento não fizeram nenhuma proposta satisfatória”, disse o vereador metalúrgico.
A manifestação deixou lento o trânsito naquela região mais lento do que o normal no horário de entrada das fábricas, devido aos ônibus estacionados em uma das pistas da avenida,
No plenário da Câmara, logo após ter participado do protesto, Izídio explicou que estava utilizando a tribuna “para mostrar a esta Casa [a Câmara Municipal] e aos telespectadores da TV Legislativa que a categoria metalúrgica está mobilizada em busca dos seus direitos”
A data-base dos metalúrgicos filiados à FEM/CUT, que em Sorocaba e região somam 44 mil trabalhadores, venceu no dia 1º de setembro.