Campanha Salarial

Assembleias em duas empresas mobilizam trabalhadores na Campanha Salarial

Metalúrgicos de Sorocaba e Região estão mobilizados e poderão decretar greve se patrões não agilizarem as negociações

Imprensa SMetal
Foguinho/Impresa SMetal
Trabalhadores da Enertec mostram união durante assembleia de mobilização na portaria da fábrica na manhã desta segunda, dia 12

Trabalhadores da Enertec mostram união durante assembleia de mobilização na portaria da fábrica na manhã desta segunda, dia 12

Os trabalhadores de mais duas empresas metalúrgicas instaladas no parque industrial de Sorocaba participaram de atos de mobilização da Campanha Salarial na manhã desta segunda-feira, dia 12.

O primeiro ato, quando o dia ainda estava amanhecendo, envolveu os funcionários da fabricante de baterias Enertec. Em seguida foi a vez dos trabalhadores do Grupo Metso.

Cada ato durou aproximadamente uma hora e chamou a atenção dos trabalhadores pela necessidade de união da categoria para se fechar um bom acordo de reajuste salarial e renovação e ampliação das cláusulas sociais.

O ato na portaria da Enertec se repetiu às 14h horas na entrada do segundo turno.

“A mobilização é a principal arma que os trabalhadores têm para pressionar os patrões na hora das negociações. Sem mobilização, sem atos e protestos, não se fecha bons acordos”, diz o dirigente sindical Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho.

Grupo 3 não faz proposta
Na manhã desta segunda-feira, 12, houve nova reunião com a bancada do Grupo 3, que representa as fábricas de autopeças, forjarias e parafusos. Novamente não houve propostas e as negociações não avançaram.

“A reunião foi praticamente inócua, pois eles [patrões] não fizeram sequer uma proposta”, diz João de Moraes Farani, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e secretário-geral da FEM (Federal Estadual dos Metalúrgicos).

Nesta terça-feira, 13, haverá novas rodadas de negociações com os grupos 8 e 10.

Categoria pode parar
Embora os patrões estejam marcando negociações para a próxima semana, a categoria metalúrgica na região de Sorocaba pode iniciar paralisações nas fábricas a qualquer momento.

Uma assembleia de metalúrgicos na sede do Sindicato, no último domingo, autorizou a entidade sindical a liderar greves a qualquer momento a partir da próxima segunda.

A inflação medida pelo INPC/IBGE desde a última data-base dos metalúrgicos (12 meses) está acumulada em 7,4%. Isso significa que o reajuste proposto pelo G2 representa apenas 1,02% de aumento real; e o das fundições, 1,49% de aumento real.

Mobilizações na região de Sorocaba
Os metalúrgicos de Sorocaba estão mobilizados para exigir dos patrões reajuste salarial e cláusulas sociais na Convenção Coletiva de Trabalho.

Nos últimos dias o Sindicato já liderou assembleia de mobilização na Jaraguá, ZF, Difran, Wobben, Prysmian, Tecforja, Tecsis, Bardella, CNH/Case, Grupo Schaeffler, Dana, Apex Tool, Syl freios, Jabil, YKK, Metalvic e Edscha.

FEM/CUT e bancadas patronais
A FEM/CUT representa 14 sindicatos de metalúrgicos do estado, incluindo a região de Sorocaba. Essas entidades sindicais, por sua vez, representam 250 mil metalúrgicos, sendo 44 mil em Sorocaba e região.

A FEM negocia com sete bancadas patronais do setor metalúrgico. Confira os grupos patronais:

– Montadoras/acordo firmado por dois anos – 10% de reajuste, sendo 5% de aumento real no período do acordo.

– Fundição/proposta de 9% rejeitada dia 08/09;

– Estamparia de metais;

– Grupo 2 (máquinas e eletrônicos)/proposta de 8,5% rejeitada dia 08/09;

– Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos)/ proposta de 8,3% rejeitada dia 05/09;

– Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros)/proposta de 8,5% rejeitada dia 6/09;

– Grupo 10 (reúne os sindicatos patronais dos setores de lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros)/proposta de 8,2% rejeitada dia 6 de setembro.

Trabalhadores do Grupo Metso também estão moblizados por uma boa companha

tags
atos Campanha Salarial Enertec metso mobilizações
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0