Uma assembleia sindical em frente à Case/CNH, em Sorocaba, na manhã desta quarta-feira, 17, deu início às mobilizações locais da campanha salarial 2011 dos metalúrgicos da CUT. A data-base da categoria é 1º de setembro. As negociações com os grupos patronais na Fiesp (federação das indústrias) já começaram. Mas até agora não há previsão de acordo.
A assembleia começou por volta das 6h30, com o pessoal da produção e transcorreu tranquila. O Sindicato dos Metalúrgicos divulgou os itens da pauta de reivindicações e pediu mobilização aos trabalhadores. Depois das 7h, na assembleia com os mensalistas, a empresa chamou a polícia e houve discussões na porta da fábrica.
Mais mobilizações
“Foi uma atitude desnecessária da Case. Todos os anos fazemos mobilizações para obter bons acordos. Este ano não será diferente. As empresas deveriam é cobrar agilidade dos seus representantes na Fiesp, ao invés de tentar coibir assembleias”, afirma João de Moraes Farani, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e diretor da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT).
As principais reivindicações da categoria são reposição da inflação; aumento real; valorização nos pisos salariais, entre outros. Leia mais em www.smetal.org.br