Os vereadores rejeitaram por unanimidade, nesta terça-feira, dia 21, o pedido de cassação do prefeito José Caldini Crespo (DEM), que havia sido protocolado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Salatiel dos Santos Hergesel, na semana passada. A Secretaria Jurídica da Casa deu parecer negativo ao pedido.
No documento apresentado, Salatiel argumentou que houve improbidade administrativa de Crespo por não cumprir o orçamento aprovado pela Câmara para este ano, que previa reajuste salarial aos funcionários públicos, a imposição de compensação dos dias facultativos, a nomeação de secretário em desconformidade coma lei e também de estelionato eleitoral.
Os vereadores de oposição – Iara Bernardi (PT), Francisco França (PT), Fernanda Garcia (PSOL) e Renan dos Santos (PCdoB) – votaram contra o pedido de impeachment. Entre os argumentos apontados pelos parlamentares, estão que estelionato eleitoral não é crime e que é judicializar a discussão do dissídio dos servidores não é o caminho que deve ser seguido pelo sindicato.
A oposição, no entanto, criticou o governo Crespo e se comprometeu a acompanhar a luta pelo reajuste ao lado dos servidores públicos.