Os ônibus da empresa Consórcio Sorocaba (Consor), que opera metade das linhas urbanas de Sorocaba (principalmente na zona norte) podem parar a partir desta sexta-feira (02).O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informa que notificou a empresa sobre a greve na manhã da terça-feira, 29, por causa de sucessivas demissões de trabalhadores.
O sindicato afirma ainda que solicita uma reunião com a Consor para resolver a situação, porém, até o momento, a empresa não teria demonstrado disposição ao diálogo. Caso a empresa mantenha essa postura, os trabalhadores poderão iniciar paralisação na manhã da sexta. A entidade explica que cumpriu o determinado pela legislação, notificou de greve a empresa e a Urbes – Trânsito e Transportes e os trabalhadores estão aguardando o prazo de 72 horas para iniciar o movimento.
De acordo com o sindicato, a Consor assumiu uma postura de diminuir consideravelmente o número de ônibus em circulação. A empresa já reduziu ônibus e número de viagens em diversas linhas, em bairros populosos como Parque São Bento e Laranjeiras. A entidade cita que os passageiros já sentem os transtornos causados pela determinação da empresa. “Entre eles, ônibus superlotados em horários de pico, diminuição e alteração de horários de viagens sem prévio aviso”, diz.
A mesma postura, afirma, não é percebida pelo sindicato na outra empresa que também opera o transporte público em Sorocaba.