Trabalhadores das sistemistas da Toyota, Kanjiko e Scórpios, e da metalúrgica Furukawa, participaram de assembleias de mobilização da Campanha Salarial 2016 da categoria nos últimos dias.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) intensificou a mobilização nas portas das fábricas para informar sobre a pauta de reinvindicações da Campanha deste ano, que tem como tema: “Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos”. A data-base da categoria é 1º de setembro.
A assembleia na Scórpios aconteceu na quarta-feira, dia 27, e na Kanjiko na quinta, 28. Na Furukawa, além de Campanha Salarial, os trabalhadores aprovaram na tarde quarta, dia 27, proposta de Participação nos Resultados (PPR) e renovação do acordo de regime de trabalho 6×2 por mais dois anos.
A primeira parcela do PPR será paga em 29 de julho e a segunda no dia 31 de janeiro de 2017. Durante a semana também foram realizadas assembleias com trabalhadores das empresas ZF Planta 1, Bosch e PGG.
A Campanha Salarial dos metalúrgicos tem cinco eixos: não à terceirização e à perda de direitos; pela estabilidade e a geração de empregos; valorização dos pisos; reposição total da inflação e aumento real e jornada de 40 horas semanais. São mais de 200 mil trabalhadores na base da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP).