Será realizado nesta sexta-feira, dia 8, o leilão dos bens da empresa Metalplix, que fica no município de Piedade. Os bens estão avaliados em R$1.911.00,00 e toda a verba arrecadada será revertida para o pagamento de dívidas trabalhistas dos 129 funcionários da empresa. As atividades da fábrica foram encerradas em 2014.
A Metalplix responde processos pelo não depósito de FGTS, rescisões de contrato e mais um acumulado de dívidas trabalhistas.
A advogada do departamento jurídico do SMetal, Flávia Machado de Arruda Franques, afirma que como há mais de um tipo de processo trabalhista correndo na justiça contra a empresa, o destino do dinheiro da venda do maquinário e o tempo em que os pagamentos serão efetuados fica a critério do Juiz da Vara de Piedade. “Além de outras opções, o juiz poderá optar pelo depósito do processo do FGTS ou do processo cautelar, que é para resguardar os débitos dos trabalhadores.”
O leilão acontecerá na Central de Leilões, em Sorocaba, a partir das 11h, e poderá ser acompanhado pelo site www.lancejudicial.com.br
Fim das atividades
A empresa fechou as portas em 2014 e deixou 129 trabalhadores na rua. O SMetal, além de disponibilizar seu departamento jurídico, entrou com liminar, aprovada pela Justiça do Trabalho, assegurando o maquinário da empresa para o devido pagamento das verbas trabalhistas atrasadas a esses metalúrgicos.
Os dirigentes sindicais também realizaram diversas manifestações públicas para denunciar os problemas enfrentados pelos funcionários e seus familiares.