A FEM-CUT e a bancada patronal do Grupo 3 (que representa os setores de autopeças, forjaria e parafusos) continuam a negociação da Campanha Salarial nesta terça, dia 20, às 15h, na sede da FEM e CNM, em São Bernardo.
A Federação Metalúrgica cutista representa 250 mil trabalhadores e a data-base é 1º de setembro. No setor do G3 são cerca de 150 mil metalúrgicos. “Vamos definir um calendário de negociação com a bancada do G3 e os próximos passos das rodadas”, conta o presidente da FEM-CUT, Valmir Marques (Biro Biro).
Neste ano, serão negociadas com as bancadas patronais essencialmente as cláusulas econômicas, já que as cláusulas sociais têm vigência até 2011. As principais reivindicações dos metalúrgicos da CUT são: 1) Reposição integral da inflação; 2)Aumento real nos salários; 3) Valorização nos pisos; 4) Jornada de 40 horas semanais, sem redução nos salários e 5) Licença Maternidade de 180 dias.
Representação FEM
A FEM-CUT/SP tem 12 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais.
A Federação negocia com seis bancadas: Montadoras (representada pelo Sindicato Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros); Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) e Fundição.
A data-base do ramo é 1º de setembro e estão na base da Federação cerca de 250 mil metalúrgicos e metalúrgicas em todo o Estado.
Agenda
Rodada de negociação FEM-CUT e Grupo 3
Data: 20 de julho (terça-feira)
Horário: 15h
Local: sede da FEM e CNM
Endereço: Av. Antártico, 480 – São Bernardo