São Paulo – A reportagem cinematográfica Arroz Ecológico: Alimento Iluminado mostra que a produção agrícola sustentável, sem agrotóxicos, pode ser tão produtiva quanto a agricultura com venenos, e sem as desvantagens de contaminação do meio ambiente e dos prejuízos à saúde do consumidor.
O documentário narra a experiência de 471 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), assentadas na Região Metropolitana de Porto Alegre, cuja área foi visitada pela presidenta Dilma em março deste ano, para anunciar a colheita do produto orgânico, que em 2015 deve totalizar 20 mil toneladas.
Organizadas em cooperativa, as famílias assentadas em 2001 fazem a gestão de toda a infraestrutura para que o produto chegue ao mercado. No assentamento de 4 mil hectares são feitas todas as etapas, como plantio, colheita, beneficiamento, armazenagem e venda.
O arroz orgânico é fornecido para escolas, companhias de abastecimento do governo e consumidor final.
O documentário de 26 minutos faz parte da série Curta Agroecologia, promovida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com financiamento da Fiocruz e Canal Saúde.
Assista ao documentário:
Curta Agroecologia – Arroz Ecológico: alimento iluminado from AGROECOLOGIA on Vimeo.